segunda-feira, 28 de maio de 2012

HISTÓRIA DA MAGNÍFICA ¨RAÇA¨ CANARINHO

HISTÓRIA DA MAGNÍFICA ¨RAÇA¨ CANARINHO

Todo criador tem um sonho: ter um bom pássaro desta ou daquela linhagem, por isso falaremos da linhagem do curió Canarinho, que virou sinônimo de raça.

O Sr. Silvio de Ourinhos tomou emprestado do Sr. Oswaldo Delatorre o curió Batutinha, filho do curió Batuta, campeão brasileiro clássico e tido por alguns como o melhor de todos os tempos , para criação em seu plantel. Com o Batutinha e uma fêmea chamada Maracaí, o Sr. Sílvio tirou uma ninhada de dois machos e uma fêmea, estes machos receberam os nomes de Pirulito (Canarinho) e Tubarão, que encartou perfeitamente o canto Praia Grande Clássico, com muita repetição, enquanto que o outro só gritava . Gritava tanto que chegou ao ponto de ser colocado em uma gaiola com duas fêmeas, e dentro de um guarda roupa, e mesmo assim não parava de gritar.

Enfim, o Pirulito acabou por ser presenteado ao Valdir, que o mandou para a casa de seu irmão, e para piorar , após o convívio com canários belgas pegou parte do canto deles, daí a origem de seu nome.

Então, o Valdir adquiriu algumas fêmeas e, quando preto, após cruzar com tres fêmeas, a surprêsa: todos vieram muito repetidores e encartaram canto, surgindo então uma nova ¨raça¨.

Seu irmão Tubarão, manteve a mesma caracteristica de ¨raçador¨, transmitindo a sua herança genética de repetição e encartamento aos seus descendentes, tanto que não se costuma separar a raça de Tubarão de Canarinho, tudo é Canarinho.

Os netos e binetos do Canarinho, repetem bastantes, e grande parte de seus descendentes apresentam penas avermelhadas nas asas.

Alguns exemplos de cruzas com a raça Canarinho que dão ótimos resultados:

Canarinho x Xodó
Canarinho x Soberano
Canarinho x Dominique

mas, no geral Canarinho costuma dar bons resultados com qualquer linhagem. Prova disto é o Gilson que fez diferentes cruzas com os seus famosos ¨ENCRENCAS¨.

Alguns exemplos de resultados:

- O Vencedor do torneio dos campeões é o curió MARINGÁ, neto do Canarinho com uma fêmeada raça Soberano.
O Canarinho do Gilson de Cascavél-Pr, é o pai do Maringá com uma fêmea chamada Karina.

- Em Barretos-Sp, o maior repetidor é o Canarinho Neto, filho do Canarinho Filho com uma fêmea da raça do Guga, passa cantadas de até 2:40min.

... e muitos outros.

________

Este texto foi baseado em uma publicação de Cleuber Oliveira, de Barretos-SP em

18/11/2008
Fonte: Massaranduba-Fibrapura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário